domingo, 22 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, DIANA.

   Ártemis era o outro nome da deusa grega Diana, de fato, era o seu nome grego, pois, Diana é o seu nome latino. Era filha de Zeus e irmã de Apolo, aliás, nasceu no mesmo dia que o deus da cura, Apolo, logo , era seu irmão gêmeo. 
   Ártemis foi favorecida por Zeus, que lhe concedeu vinte Ninfas que a acompanhava durante a sua jornada entre as montanhas, bosques, planaltos, rios, etc. Ela é representada usando arco e flechas e acompanhada por um cão.
    A deusa escolheu não se casar, falou com seu pai, Zeus, que preferia o celibato, pedido que lhe foi concedido. Em Éfeso, onde hoje é a Turquia, na Ásia Menor, foi construído um templo em sua homenagem, aliás, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Era um local pomposo, esplendoroso.
     Certo dia, a deusa entrou numa caverna para se banhar com sua ninfas, um jovem chamado Acteão, exausto, e sem saber que a deusa estava ali, adentrou o recinto e flagrou a bela deusa na água, Diana não titubeou, o jovem ia explicar que foi um acidente, porém, foi transformado em um animal, um cervo, que foi devorado, posteriormente pelos cães. Diana era protetora dos caçadores e das florestas.
     As aparências enganam, nem sempre o que aparenta ser é, de fato.
       Prof. José Costa.
       Para pensar.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...