quinta-feira, 5 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, EURÍDICE E ORFEU.

   Orfeu era filho de Apolo. foi presenteado com uma lira que, quando entoada, encantava quem a ouvia. A lira de Orfeu deixava os animais do campo hipnotizados, as crianças deixavam de brincar para ouvir sua música, as árvores, os rochedos, toda natureza, seres humanos, ficavam quedados diante de sua melodia.
   Eurídice era o nome de sua esposa. Ela era muita bela. Certa vez, passeando pelo bosque, foi perseguida por um pastor, correu e foi picada por uma serpente. desceu ao Hades, o mundo dos mortos. Orfeu chorou sua morte desesperadamente, e, conseguindo descer ao mundo inferior, encantou as almas com sua lira, até  Plutão, deus   do mundo inferior, rendeu-se a sua melodia; concordou com a volta de sua esposa, com uma condição, ele não poderia olhar para trás. Começa a viagem de volta, e, ao chegar próximo a liberdade, ele se esquece da promessa, olhando para trás e perdendo a sua amada, entristece.
    Na sua vida ele tornou-se um homem melancólico e triste. passeava pelo bosque e era assediado por ninfas. Não cedia. Vivia de modo lúgubre a sua condição. Até que um dia uma das Ninfas o atinge com um dardo, e ele morre. Após sua morte retorna ao mundo inferior e reencontra a sua Eurídice.
     A mitologia grega nos ensina que o amor é mais forte do que a morte.
   Para pensar.
   Prof. José Costa.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...