quarta-feira, 11 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA. HADES.

   Plutão era o outro nome de Hades. Era filho de Cronos e irmão de Zeus. O Senhor do Olimpo ordenou a Cronos para regurgitar seus irmãos, saindo, entre outros, Hades. Coube a ele, na partilha dos mundos, ficar com o mundo inferior. Era Senhor do Tártaro.
   Na entrada do mundo dos mortos havia um guardião : Cérbero, um cão com três cabeças. Havia também, no inferno, Minos, um juíz dos mortos e guerreiro de Hades. Existia um barqueiro, Caronte, que levava as almas dos mortos em um rio, o rio Estíge.
    Certa vez, Hades saiu de seu mundo e foi flechado por Cupido, viu Perséfone, sua sobrinha, e apaixonou-se por ela, raptando-a. Sua mãe, Deméter  suplicou a Zeus, a fim de que ele permitisse a volta da filha. Um acordo foi feito: ela passaria seis meses com a mãe e seis meses no mundo subterrâneo.
    Alguns desceram ao mundo inferior, entre eles, Hércules e Orfeu.
    A almas que desciam ao mundo inferior eram julgadas e, algumas iam para os Campos Elísios, lugar de certa felicidade, outros, porém, ficavam no Tártaro, lúgubre e escuro.
   A mitologia mostra verdades: julgamento, mal, bem, e, descida ao inferno de Orfeu , que é uma simbolização e eco da verdadeira descida ao inferno, feita por Jesus.
   Pense e reflita.
   prof. José Costa.
    
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...