sábado, 14 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, HEFESTO

   Vulcano era o outro nome de  Hefesto, de fato, o seu nome latino. Ele era o deus das forjas, excelente artesão, morava em uma ilha, e tinha ajuda dos Ciclopes para realizar suas artes. Era um total de cem Ciclopes.
    Segundo a mitologia, Hefesto foi expulso de céu com um chute no traseiro, dado por Hera, sua mãe.  Passou um dia inteiro caindo, e, ao chegar no chão, ficou coxo. Hefesto era filho de Zeus com Hera.
    Para se vingar teria construído um trono para entregar a sua mãe de presente, Hera, contemplando a beleza do presente, assentou-se e ficou colada. Chamaram Hefesto. Ele concordou em libertá-la, com uma condição: Afrodite, a deusa do amor, seria sua esposa. Zeus concordou. Também chamada de Vênus, ela era linda e passou a ser a rainha da ilha de Lemnos, tendo como companheiros Ciclopes sujos e, é claro, o próprio Hefesto.
     Infelizmente,  a bela Afrodite era infiel, e, encontrou-se com Ares, o deus da guerra, sabendo disso, Vulcano prende-os em uma rede de malha muito fina, no leito da infidelidade.
      A  vingança de Hefesto não gerou algo bom para ele.
      Para pensar.
      Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...