sexta-feira, 6 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, HÉRCULES E DEJANIRA.

   Hércules era filho de Zeus com uma mortal, Alcmena. Juno, a esposa de Zeus, tentou matá-lo quando ele ainda era criança. Não teve êxito. O herói grego teve que realizar doze trabalhos, impostos pelo rei de Micenas, Euristeu.
   O primeiro trabalho foi matar o Leão de Nemeia; O segundo, A Hidra de Lerna. Depois vieram o javali de Erimanto, a corça de prata de bronze,as aves do Estinfale, o touro de Creta, as éguas de Diomedes, o cinto de Hipólita, as estrebarias de Áugias, os bois de Gerião, os pomos das Hespérides e, por fim, capturar o cão Cérbero, que guardava a entrada do reino dos mortos.
   Ao completar os trabalhos, ele conheceu Dejanira, uma jovem muito bela que nunca errava o alvo ao disparar um dardo. Hécules a amou. Certo dia, porém, ao tentar atravessar um rio, um Centauro colocou a sua amada no lombo e correu bastante, Hércules o acertou com uma flecha envenenada, antes de morrer, porém, o centauro entregou para Dejanira uma túnica embebida com seu sangue dizendo que era para usar no tempo no qual Hércules fosse infiel. Dejanira, ao desconfiar do herói grego, certa vez, pediu, inocentemente, para ele vestir a túnica, ao colocá-la, o veneno injetou-se no sangue e ele morreu, no Olimpo, casou-se com Hebe, deusa da alegria. Dejanira suicidou-se.
   A  mitologia grega nos ensina a pensar e refletir sobre o significado das coisas.
   Prof. José Costa.
   Para pensar.???????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...