quinta-feira, 5 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, TESEU E ARIADNE

   Teseu era filho de um rei de Atenas chamado Egeu. Ora, os atenienses, na época, estavam subjugados ao rei de Tebas, Minos. Todos os anos o rei ateniense era obrigado a mandar para Creta quatorze jovens, sete homens e sete mulheres, virgens, a fim de serem devorados pelo Minotauro. Teseu resolveu ir para Creta e destruir este monstro, que morava em um labirinto, construído pelo arquiteto Dédalo. Esta construção era feita de tal modo que, quem entrasse nela não acharia a saída, eram vários corredores, intricados  e difíceis de se libertar.
     Antes de ir para Creta, o jovem prometeu ao seu pai, Egeu, que  ao retornar deixaria as velas do barco em branco, isto é, baixaria as velas pretas.
    Chegando em Creta o jovem Teseu teve a ajuda de Ariadne, filha de rei, que lhe deu uma espada e um novelo de linha. Ele conseguiu matar o Minotauro e regressou para sua cidade, levando a jovem Ariadne a qual abandonou na ilha de Naxos. 
   Teseu esqueceu de baixar as velas pretas, e seu pai, vendo o barco  de longe, suicidou-se, pensando que ele havia morrido. Aliás o Mar Egeu, próximo a Grécia, possui este nome devido ao rei Egeu.
    Ariadne  que foi abandonada por ele, injustamente, foi socorrida por Dionísio, ou Baco e passou a viver com ele. 
   A história de Teseu nos mostra como o coração humano é enganoso, no caso em foco, o coração de Teseu, que abandonou a jovem que lhe ajudou.
   Prof. José Costa.
   Para pensarrrrrr.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...