segunda-feira, 9 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, ZEUS.

   No princípio era o Caos original, aos poucos, porém, este Caos foi se organizando, as forças contrárias começaram a se distanciarem, surgiram montes, terra, ar, entre outros elementos. Surgiu Urano, não se explica como, provavelmente da Terra. Este deus primevo deu origem a alguns Titã, entre eles Cronos e Titã. Urano foi destronado por seus filhos, Titã e Cronos. Ora, Titã era o mais velho dos dois, Cronos pediu para reinar; Titã anuiu, com uma condição: Cronos teria que engolir todos os seus filhos, a fim de que  não tomassem o poder futuramente. Cronos, que também é chamado de Saturno, concordou. Toda vez que lhe nascia um filho, ele o engolia. Réia, sua esposa, conseguiu esconder Zeus, colocando no seu lugar uma pedra. Este cresceu longe do pai amamentado por uma cabra.
   Ao crescer, Zeus conseguiu lutar contra o pai e obrigou-o a vomitar os seus irmãos, entre eles estavam Hades e Possêidon. Tomou o seu lugar e ficou como o rei do Olimpo, Senhor dos deuses. Possêidon governou os Mares e Hades (Plutão) a região dos mortos, o inferno.
    Houve uma tentativa de tomada de poder por parte dos gigantes, com cem braços e cinquenta cabeças, escalaram o Olimpo, porém, não conseguiram destronar Zeus, destra luta surgiram ilhas, pedaços de rochas lançadas, pelos gigantes na terra.
    O mito é uma tentativa de explicar a realidade, muitas vezes de maneira fantasiosa, porém, existe muito de verdade nestes mitos, basta pensar e extrair o que é bom. As verdades desta história são evidentes. O Caos, a existência de um Deus, a formação de todas as coisas,  luta pelo poder que caracteriza os seres humanos. 
    PARA PENSAR.
   PROF. JOSÉ COSTA.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...