terça-feira, 31 de julho de 2012

PARA ENTENDER O CÓDIGO DA VINCI. PRIORADO DE SIÃO.

       Como já foi dito, o livro de Dan Brown se move em direção de uma teia tecida acerca da suposta linhagem de Jesus Cristo com Maria Madalena. A Sociedade secreta chamada de Priorado de Sião teria como confirmar tal segredo.
        A peça do autor de o Código da Vinci é bem montada, mas, como falei, é pura peça de ficção que engordou a conta bancária do seu autor. A sociedade Priorado de Sião surgiu no século vinte, cujo fundador foi Pierre Plantard, um nacionalista francês antissemita que asseverava a sua ligação genealógica com os Merovíngios, logo, descendente de Maria Madalena e Jesus. Pura ficção não comprovada historicamente. Melhor seria acreditar em papai Noel.
       " Pierre Plantard confessou perante a justiça Francesa que criou a ordem com o objetivo de se legitimar para o trono da França como verdadeiro descendente merovíngio." (Almanaque das Sociedades Secretas, pg. 94 , Sérgio pereira Couto.) . Não há comprovação histórica de tal linhagem e a ideia de que o Priorado de Sião surgiu na idade Média é pura fantasia. Silas matou o Curador porque ele pertencia a tal ordem, mas, isto fica apenas na trama de ficção de Dan Brown. E o fato de Leonardo da Vinci pertencer a tal Ordem Secreta não é passível de verificação histórica. Da Vinci entrou de "gaiato no navio".
         Sem gaiatice e para pensar sério.
         Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...