domingo, 9 de dezembro de 2012

O PERÍODO DO TERROR NA REVOLUÇÃO FRANCESA

                 Os anos de 1792 - 1794 são conhecidos como o " período do terror" da Revolução. É neste período que ocorre os radicalismos.É também neste período que acontece a primeira República francesa, pois, a Monarquia Constitucional da fase imediatamente anterior, é abolida depois da decapitação de Luís XVI. Destacam-se nesta fase os partidos políticos dos Girondinos, de direita, cujo líder era Brissot, defendendo a propriedade privada; e os Jacobinos, com Danton, Robespierre e Marat, partido de esquerda, defensores de medidas mais extremadas e populares, aliás os termos direita e esquerda tão usado no meio político e que hoje se confundem tem sua origem na Revolução Francesa, pois, na Assembleia os Girondinos assentavam-se à direita e os jacobinos à esquerda.
             Foram criados os tribunais revolucionários e comitês de salvação pública. Era o "terror necessário", para combater os inimigos da Revolução. Bens foram confiscados e terras doadas aos mais necessitados. De fato, a escravidão nas colônias foram desfeitas, além disso, formulou-se uma legislação social  bastante avançada. 
          O período termina com a decapitação de Robespierre acusado de tirania em 1794, começa a terceira fase da Revolução, com o Golpe do Nove do Termidor.
                  Prof. José Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...