sexta-feira, 6 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, HÉRCULES E DEJANIRA.

   Hércules era filho de Zeus com uma mortal, Alcmena. Juno, a esposa de Zeus, tentou matá-lo quando ele ainda era criança. Não teve êxito. O herói grego teve que realizar doze trabalhos, impostos pelo rei de Micenas, Euristeu.
   O primeiro trabalho foi matar o Leão de Nemeia; O segundo, A Hidra de Lerna. Depois vieram o javali de Erimanto, a corça de prata de bronze,as aves do Estinfale, o touro de Creta, as éguas de Diomedes, o cinto de Hipólita, as estrebarias de Áugias, os bois de Gerião, os pomos das Hespérides e, por fim, capturar o cão Cérbero, que guardava a entrada do reino dos mortos.
   Ao completar os trabalhos, ele conheceu Dejanira, uma jovem muito bela que nunca errava o alvo ao disparar um dardo. Hécules a amou. Certo dia, porém, ao tentar atravessar um rio, um Centauro colocou a sua amada no lombo e correu bastante, Hércules o acertou com uma flecha envenenada, antes de morrer, porém, o centauro entregou para Dejanira uma túnica embebida com seu sangue dizendo que era para usar no tempo no qual Hércules fosse infiel. Dejanira, ao desconfiar do herói grego, certa vez, pediu, inocentemente, para ele vestir a túnica, ao colocá-la, o veneno injetou-se no sangue e ele morreu, no Olimpo, casou-se com Hebe, deusa da alegria. Dejanira suicidou-se.
   A  mitologia grega nos ensina a pensar e refletir sobre o significado das coisas.
   Prof. José Costa.
   Para pensar.???????

MITOLOGIA GREGA, ÉDIPO E JOCASTA

   Laio era o rei de Tebas; foi advertido por um oráculo que seu filho recém- nascido era um perigo ao seu trono. Deu ordens a um pastor, a fim de que o mesmo matasse seu filho. O pastor não matou o menino, pendurou-o pelos pés (daí o nome, pés distendidos), em uma árvore. A criança foi achado por um camponês, que o criou, dando-lhe o nome de Édipo, pés distendidos, como já falamos.
   Ao crescer, Édipo encontrou o rei de Tebas em uma estrada, o servo real matou o seu cavalo,Édipo, furioso, matou o rei e o seu servo, cumprindo a profecia.
    Depois deste fato, a cidade de Tebas estava sendo assolada por um monstro, a Esfingie, com uma parte de leão e outra de mulher. O monstro ficava na entrada da cidade e qualquer um que passasse tinha que desvendar um enigma. Édipo desvendou-o, e tornou-se rei de Tebas, casando com Jocasta sua mãe.
   A cidade foi alvo de uma peste que a assolava, oráculo falou que o mal era por causa de Édipo. Sabendo disso, Jocasta pôs fim a própria vida, e Édipo. louco, furou os olhos e fugiu de Tebas, acompanhado de sua filha Antígonas.
   para pensa ???????????
   Prof. José Costa.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA, TESEU E ARIADNE

   Teseu era filho de um rei de Atenas chamado Egeu. Ora, os atenienses, na época, estavam subjugados ao rei de Tebas, Minos. Todos os anos o rei ateniense era obrigado a mandar para Creta quatorze jovens, sete homens e sete mulheres, virgens, a fim de serem devorados pelo Minotauro. Teseu resolveu ir para Creta e destruir este monstro, que morava em um labirinto, construído pelo arquiteto Dédalo. Esta construção era feita de tal modo que, quem entrasse nela não acharia a saída, eram vários corredores, intricados  e difíceis de se libertar.
     Antes de ir para Creta, o jovem prometeu ao seu pai, Egeu, que  ao retornar deixaria as velas do barco em branco, isto é, baixaria as velas pretas.
    Chegando em Creta o jovem Teseu teve a ajuda de Ariadne, filha de rei, que lhe deu uma espada e um novelo de linha. Ele conseguiu matar o Minotauro e regressou para sua cidade, levando a jovem Ariadne a qual abandonou na ilha de Naxos. 
   Teseu esqueceu de baixar as velas pretas, e seu pai, vendo o barco  de longe, suicidou-se, pensando que ele havia morrido. Aliás o Mar Egeu, próximo a Grécia, possui este nome devido ao rei Egeu.
    Ariadne  que foi abandonada por ele, injustamente, foi socorrida por Dionísio, ou Baco e passou a viver com ele. 
   A história de Teseu nos mostra como o coração humano é enganoso, no caso em foco, o coração de Teseu, que abandonou a jovem que lhe ajudou.
   Prof. José Costa.
   Para pensarrrrrr.
   

MITOLOGIA GREGA, EURÍDICE E ORFEU.

   Orfeu era filho de Apolo. foi presenteado com uma lira que, quando entoada, encantava quem a ouvia. A lira de Orfeu deixava os animais do campo hipnotizados, as crianças deixavam de brincar para ouvir sua música, as árvores, os rochedos, toda natureza, seres humanos, ficavam quedados diante de sua melodia.
   Eurídice era o nome de sua esposa. Ela era muita bela. Certa vez, passeando pelo bosque, foi perseguida por um pastor, correu e foi picada por uma serpente. desceu ao Hades, o mundo dos mortos. Orfeu chorou sua morte desesperadamente, e, conseguindo descer ao mundo inferior, encantou as almas com sua lira, até  Plutão, deus   do mundo inferior, rendeu-se a sua melodia; concordou com a volta de sua esposa, com uma condição, ele não poderia olhar para trás. Começa a viagem de volta, e, ao chegar próximo a liberdade, ele se esquece da promessa, olhando para trás e perdendo a sua amada, entristece.
    Na sua vida ele tornou-se um homem melancólico e triste. passeava pelo bosque e era assediado por ninfas. Não cedia. Vivia de modo lúgubre a sua condição. Até que um dia uma das Ninfas o atinge com um dardo, e ele morre. Após sua morte retorna ao mundo inferior e reencontra a sua Eurídice.
     A mitologia grega nos ensina que o amor é mais forte do que a morte.
   Para pensar.
   Prof. José Costa.

    

quarta-feira, 4 de julho de 2012

OS QUE ESTÃO E NÃO SÃO, OS QUE SÃO E NÃO ESTÃO E OS QUE SÃO E ESTÃO.

   A meu ver, existem alguns tipos de pessoas, a saber: aqueles que estão na igreja instituição e, de fato, não são igrejas, ou seja, eles mesmos não são templo, embora estando no templo. Outro grupo estar, e é, ou seja, estão na instituição e são no seu ser, templos vivos. Existe aqueles que são templos vivos e não estão na instituição.
   o primeiro grupo vive de fachadas, de performances, do teatro religioso. De fato, não são. Os fariseus eram um bom exemplo desse grupo. O segundo grupo são, vivem e querem viver a condição graciosa de serem. Sabem que são porque conhecem a sua condição de não ser em si mesmos. Os que são e não pertencem vivem na ordem não institucional e vão gerar embasbacamento no final de tudo, pois, quando vier a luz serão revelados. 
   Quem lê entenda.
   Prof. José Costa.

MITOLOGIA GREGA, PERSEU E ANDRÔMEDA.

   Perseu era filho de Zeus com uma mortal, logo, era um semi - deus. Ora, este herói grego passou por algumas aventuras que narraremos a seguir.
    Em primeiro lugar falaremos da medusa, uma mulher que foi amaldiçoada por Atena, pelo fato de tê-la desafiado, os cabelos da linda donzela se transformaram em cobras, e, quem olhasse para ela seria transformado imediatamente em pedra. Perseu, com uma ajudinha dos deuses Hermes e Atena, matou a Medusa, cortando-lhe a cabeça. Atena lhe concedeu um escudo e Hermes um capacete com asas.
    Perseu também ficou famoso por livrar Andrômeda de um monstro marinho. Os pais da moça eram soberanos dos Etíopes, um país ao Sul da terra, segundo os gregos acreditavam, país cheio de felicidades. Cefeu e Cassiopéia geraram Andrômeda. Era uma linda jovem. Sua mãe, Cassiopéia ,desafiou, em beleza, as Ninfas do mar, estas, para se vingarem, enviou devastações ao litoral do país. Cefeu foi aconselhado por um oráculo a fim de que este oferecesse sua filha ao monstro marinho, para expiar a culpa. Andrômeda foi acorrentada em um rochedo. Perseu, ao se aproximar da jovem, viu que um dragão marinho estrava próximo, com um golpe de espada no pescoço do mesmo, matou-lhe, e recebeu como recompensa a bela jovem Andrômeda.
   A história nos ensina como os gregos davam ênfase ao heroísmo e   a força física e como criaram mitos para explicar a realidade. Nos ensina também como a culpa pode nos levar alguma forma de sacrifício expiatório.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.
   

segunda-feira, 2 de julho de 2012

MITOLOGIA GREGA: PROMETEU E PANDORA.

   Prometeu foi o criador do homem; esta é a interpretação da mitologia grega para a criação humana. Ora, este Titã possuía um irmão, Epimeteu, que concedeu aos animais força, instintos vários, sagacidade animal, etc. faltava conceder ao homem os seus atributos, porém, gastou todas as suas energias com os animais, recorreu a prometeu, este lhe ajudou roubando fogo dos céus, do carro de Apolo, e pediu para que presenteasse o homem, a fim de que tivesse domínio sobre todos os animais, o que de fato aconteceu. Quando Zeus soube do acontecido presenteou Pandora a Prometeu afim de que esta fosse dada ao homem. De fato, Pandora foi um castigo divino ao homem, por ter aceitado o fogo celeste.
   Pandora, curiosa, abriu uma caixa que Zeus tinha dado a Epimeteu, caixa esta que continha males, como inveja, mentiras, desgraças várias, etc. ela fechou a caixa, guardando assim, a esperança.
   A  história da mitologia grega nos traz vários ensinamentos, a saber: a) A tentativa dos gregos de falar sobre a origem do mal. b) a ênfase na inferioridade da mulher em relação ao homem, ora, ela é um castigo. Este era o pensamento dos gregos e de grande parte da mentalidade antiga e medieval, no meu artigo Jesus misoginia e igreja eu falo sobre isto. c) Uma tentativa de explicar a criação da realidade. d) A esperança existe e sempre existirá, nisto aliás, acertaram, " a pior morte é o fim da esperança".
   PARA PENSAR,
   PROF. JOSÉ COSTA.

domingo, 1 de julho de 2012

CORAÇÃO QUE AMA E QUE É AMADO.

   Coração que bate, coração que deixa ser amado, coração que ama, coração que se doa, é alvo de doação, engana, se engana, sofre, ama muito, ama pouco, simplesmente ama, se condói, se emociona, escuta, fala, se cala. 
   Coração que é capaz de manter afetividade, nutri-la, corresponder a mesma. Coração que chora e sorrir. Capaz de perdão, perdoa e vai em frente, capaz de reconstrução, capaz de te amar, meu amor te amo. Capaz de liberar o objeto do seu amor e desejar felicidade.
    Te amo.
    Para pensar e amar mais.
    Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...