segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SOREN KIERKEGAARD E O SALTO IRRACIONAL QUE GERA DESESPERO

          Um dos maiores pensadores do século dezenove,  sem dúvida alguma, foi  o dinamarquês Soren Kierkegaard ( 1813-1855). Ele é para mim o grande nome da teologia protestante da sua época. Seus livros O CONCEITO DE ANGÚSTIA E O DESESPERO HUMANO deveriam ser lidos por todo aquele que se interessa pela existencialidade humana, de fato, Kierkegaard é o pai do existencialismo de vertente protestante.Melancólico em seu temperamento, escreveu profundamente sobre a condição humana e o pecado dos primeiros pais. Analisou psicologicamente a queda e tirou lições profundas do texto bíblico.
      No princípio, O homem criado por Deus era relativamente livre, digo relativamente porque o "SER EM SI", usando a linguagem de Paul Tillich, é que é absolutamente livre. Ora, este homem que era a "síntese da liberdade e necessidade" (Kierkegaard), escolheu dá um "SALTO IRRACIONAL", foi a escolha que ele fez, desobedecendo assim ao seu criador. Isto gerou culpa e desespero. Ora, o que salva o homem é o "SALTO DA FÉ", que plenifica este ser ambíguo na existência atual, através do VERBO QUE SE FEZ CARNE, O LOGOS. Está posta a resposta à angústia humana.
            Para refletir, 
            Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...