domingo, 3 de março de 2013

DAVI E A SUA FUGA DIANTE DE SAUL

   Após a derrota do gigante, o jovem Davi é convidado por Saul, a fim de tocar a sua harpa, para alívio do rei. Toda vez que Saul estava perturbado, o jovem belemita a tocava  e havia alívio. Jônatas, filho de Saul, torna-se um grande amigo de Davi, para desespero do rei.
    A ciumeira do rei se fortalece à medida que ele ouve os cânticos das mulheres, que diziam : " Saul matou mil, porém, Davi matou dez mil". Diante deste cântico, o filho de Jessé é perseguido, Saul intenta cravar uma flecha nele. Davi escapa. Merabe, filha  do rei, a sua primogênita, deveria ser dada a Davi, porém, foi concedida a Adriel, o meolatita, ou seja, da cidade de Meola. Mical, a sua mais nova, é prometida ao jovem Davi, por cem prepúcios de filisteus, com isso Saul pretendia matar Davi. Não consegue.
  O futuro rei de Israel foge, com a ajuda de Mical e de Jônatas, está estabelecido o rompimento definitivo e começa uma perseguição de 5 anos.
    Prof. José Costa.

sábado, 2 de março de 2013

DAVI E O GIGANTE FILISTEU

   O profeta Samuel ungiu a Davi como o Rei de Israel, isto ocorreu no século X antes de Cristo. Samuel cometeu um erro básico, julgou  segundo a aparência. Erro este que vem sido cometido durante a História humana, principalmente no meio farisaico religioso. Tenho alguns artigos que falam de tal fenômeno.
   Ora, Davi contemplou a ameaça que Israel sofria por parte de Golias, o filisteu. Os filisteus eram inimigos acirrados dos israelitas, sempre prontos a batalhar contra os hebreus. Eram os povos do mar. Sua organização social baseava-se em um conselho de príncipes. Eram uma pedra no sapato dos israelitas. Golias era um descendente dos gigantes. Possuía o seu DNA. Tinha, provavelmente, 3 metros de altura. Davi o enfrentou com uma funda e o venceu. Anos depois, o Rei que venceu o gigante fora, não consegue vencer o gigante dentro. Comete um homicídio e um  adultério. 
    Os maiores monstros são os monstros da alma.
    Para pensar.
    Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...