segunda-feira, 6 de maio de 2013

MAHATMA GANDHI E A NÃO VIOLÊNCIA. PARTE VI

    A Índia do século XVIII era próspera. Possuía uma longa tradição de vendas de especiarias, sedas e objetos de artes. Escolas existiam em várias cidades. Impostos eram retornados à população em forma de construções de estradas e templos arquitetônicos.
   A agricultura era praticada de forma abundante. A fome era rara.
 No século XIX, porém, durante o contexto do imperialismo econômico houve uma invasão arrasadora deste país. O Império Britânico acachapou o país. Impôs duras regras. Monopolizou o tecido, o sal, aumentou impostos, escravizou a população. Impôs duras condições.
   Foi neste contexto que o Gandhi encontrou quando voltou para o seu país, no começo do século XX.
   Em 1930, encabeçou a marcha do sal. A Inglaterra não permitia  a produção do sal pelo os indianos, apesar do longo litoral indiano banhado pelo oceano Índico. Milhares de indianos seguiram Gandhi até o litoral indiano para simbolicamente extrair sal do mar. Praticando a não - violência , muitos foram presos. Inclusive o Gandhi.
   Prof. José Costa.

domingo, 5 de maio de 2013

TALES DE MILETO. O PRIMEIRO FILÓSOFO

   A Filosofia não nasceu na Grécia. Curioso não é? de fato, ela não nasceu na Grécia continental, mas, nas colônias gregas da Ásia menor.
   O primeiro filósofo foi Tales, da cidade de Mileto. Antes dele, o pensamento era mítico. Lembrando que o mito tem o seu valor. Com Tales, o eixo do pensamento filosófico é deslocado para o cosmo. A visão dele, portanto, é cosmológica. Foi o primeiro a questionar sobre o fundamento da realidade. Sobre a necessidade de explicar o porquê da existência de todas as coisas. Ele via como resposta a água. Ela seria o princípio de tudo Com a água temos vida. Ela é quem deu origem as formas de existência. O mundo está suspenso em um imenso oceano. Não possuímos manuscritos de Tales, apenas referência a ele nas obras de Aristóteles. No seu livro sobre Metafísica Tales é mencionado. Ele viveu no século VI a. C. e até hoje é admirado. Foi filósofo, matemático e astrônomo. Morreu caindo em um buraco na rua, enquanto fazia observações.
    Devemos a ele o fato de que preocupou - se com o arché,ou seja, o princípio da realidade. Depois dele, a filosofia marchou a passos largos, com Anaxímenes, Anaximandro, e tantos outros.
    Prof. José Costa.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

ATEÍSMO, AGNOSTICISMO, DEÍSMO E TEÍSMO

   Fui questionado uma vez sobre a seguinte questão: " se você crer em Deus, porque certas afirmações suas tem um tom de ateísmo? não foi necessariamente nestas palavras, mas, foi neste espírito, que a pessoa me interrogou. Eu respondi que apenas fazia críticas ao sistema religioso.
  O ateísmo é a negação da ideia de Deus. No século XIX surgiram nomes eminentes do ateísmo como Feuerbach, que disse que Deus era uma projeção da mente humana. O homem criou Deus porque necessita desta ideia. Ele tem um pai terreno e projeta esta ideia, criando um pai divino, etc. Nietzsche, também do século XIX, nasceu depois de Feuerbach, e falou que Deus não existia. De fato, a sua famosa frase :" Deus está morto" significa que a ideia de Deus estava morrendo a fim de nascer o super-homem, sem a ideia de Deus e que seria forte, pois, a misericórdia e o perdão são para os fracos. Tanto Nietzsche como Feuerbach confundiram Deus com as maldades feitas em nome dele. Eram ateus traumatizados com a religião, a exemplo de Freud. 
 O agnosticismo não e a negação de Deus. Ela ver a possibilidade da sua existência. Se Deus existe, não há como provar.
   O Deísmo é um sistema que tomou forma no iluminismo e dizia basicamente o seguinte : " Deus existe, porém, não governa o universo. Deu cordas a ele, formou leis que regem tudo, mas, está encerrado em um cantão do universo" . Deus aparece como um grande relojoeiro que formou o relógio, mas, que deixou-o para que ele seguisse o seu curso.
   O Teísmo, como o nome já diz, é a crença em Deus. Não gosto de ser chamado de teísta, pois, teísmo é um sistema de crença em Deus. 
Ele tenta provar a existência de Deus, mas,não se prova aquilo que é evidente. Deus é. Isto basta. Na palavra, que é O CRISTO, Deus é mostrado, diria Soren Kierkegaard.
    Prof. José Costa.
   
   

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...