segunda-feira, 6 de outubro de 2014

FILOSOFIA DA ALMA , PARTE DOIS

  Platão afirmava a imortalidade da alma. Para ele, a alma pre-existia antes de habitar o corpo. Isto no mundo das ideias. O corpo, portanto, era apenas uma transitoriedade, um invólucro da alma. Ele dividia a alma em três partes, a saber, ALMA APETITIVA, tendo sua sede no baixo ventre. ALMA IRASCÍVEL, no tórax e alma pensante na cabeça. Após a morte, apenas a alma poderia separar-se do corpo.
   Os discípulos de ORFEU, o filho de Apolo que tocava uma harpa e que desceu ao Hades para recuperar sua esposa Eurídice, segundo a mitologia grega, acreditavam na imortalidade da alma. Para eles,(os órficos, como eram chamados), a alma podia sair do corpo e visitar vários outros mundos, os sonhos explicariam isto.
   Para Aristóteles, a alma vegetativa tem função nutritiva, a animal uma função sensitiva e a espiritual , uma função pensante e imortal.
    De fato, grande, leve sutil, complexa e misteriosa é a alma.
    Para pensar,
    Prof. José Costa.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

FILOSOFIA DA ALMA

   A alma humana é complexa. De fato, há milênios ela é fruto de debate, tanto na filosofia, como na teologia. A psicologia também esquadrinha o assunto. Aliás, a psicologia como ciência separada da filosofia é algo recente, ela sempre esteve ligada a esta área do saber( o saber filosófico)  para muitos a filosofia é a "rainha das ciências".
   A alma pode ser definida como " a parte essencial da natureza humana interligada com o corpo e com o espírito". Alguns podem até questionar esta afirmação, pois, vão dizer que espírito e alma são uma única realidade. Outros podem negar até mesmo a existência da alma. Fica aqui o meu total respeito a opinião contrária.
    Na teologia, a alma é objeto de animado debate, pois, tentam explicar a sua origem com teorias traducionistas e criacionistas ( escrevi sobre isto em outro artigo). Existe também o conceito de dicotomia e tricotomia, os dicótomos vão dizer que alma e espírito são uma única substância, já os tricótomos vão falar que são realidades distintas e que espírito e alma diferem. Não há como saber concretamente.
No tocante a sua relação com o corpo abre-se outro debate. São interligados, mas, como? Não existe uma explicação satisfatória. A filosofia da alma é um mistério.
        Para pensar,
        Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...