terça-feira, 5 de janeiro de 2016

PAULO E A 2ª VIAGEM MISSIONÁRIA, PARTE DOIS

   O apóstolo Paulo chega em TESSALÔNICA. Esta era uma colônia romana cujo nome foi dado por Cassandro, um parente de Alexandre, O grande, que governou a cidade por volta do quarto século a.C. Tessalônica era sua esposa.
  Nesta cidade ele prega na sinagoga por cerca de três sábados e os judeus do local não suportam Paulo. Alguns, porém, creram, entre eles algumas mulheres distintas,Jasom ( Jasão), entre outros. Depois que foram presos, por pressão dos judeus invejosos, pagaram fiança e saíram da prisão, partindo para Bereia.
    Ora, os de Bereia, segundo o texto de Atos, "eram mais nobres do que os de Tessalônica". E compreenderam o que Paulo diziam, examinando se era, de fato, assim mesmo, conforme o que estava escrito. Paulo partiu para Atenas.
  Em ATENAS, ele espera Silas e Timóteo. Ora, Atenas era uma cidade grega famosa por ter sido o baluarte da filosofia no quinto século a.C. Era a cidade de Sócrates e Platão. Era também famosa pela democracia. Em Atenas ainda havia o areópago, espécie de tribunal religioso.
   Paulo cita a inscrição " AO DEUS DESCONHECIDO".
Apresenta o Evangelho partindo da filosofia grega."NELE VIVEMOS, MOVEMOS E EXISTIMOS". Esta frase refere-se a fala de um poeta grego EPIMÊNIDES. Lembra também Heráclito dizendo que "tudo flui", tudo se move. Paulo diz que nos movemos em Deus. Cita também ARATO, outro poeta ao dizer que: "somos sua geração". Ao falar da ressurreição (ANASTASIS) alguns o repudiam, alguns poucos creram, entre eles DIONÍSIO areopagita.
   Para pensar,
   Prof. José Costa.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

PAULO E A 2ª VIAGEM MISSIONÁRIA

   Em Atos 16 temos a narração da segunda viagem missionária do Apóstolo Paulo. Ele estava na companhia de Silas (Silvano). Houve um atrito entre Barnabé e Saulo pelo motivo de que Marcos havia abandonado a ambos na sua primeira viagem missionária. Separaram-se. Silas era romano, à semelhança do Apóstolo. Com certeza isto ajudou bastante Paulo, pois ele poderia reivindicar a cidadania na hora propícia. Em Filipos, isto ocorreu. Ademais, Paulo poderia ficar mais confortável na companhia de alguém vindo de Jerusalém. É bem verdade que ele não estava encabrestado por ninguém, mas usava de bom senso sempre que a necessidade exigia. A companhia de Silas, portanto, lhe ajudou bastante. Sem dúvida.
     Foi nesta segunda viagem missionária que apareceu Timóteo( aquele que honra a Deus). Natural de Listra, o jovem era tímido e competente. Cheio de disposição e de espírito  desprendido. Foi um excelente auxiliar. De mãe judia e de pai grego, foi circuncidado por Paulo. Por que ele o circuncidou? Ele não era o Apóstolo pregador da graça imerecida? Com certeza foi um ato de bom senso. Quis evitar choques desnecessários. Porém, na carta aos GÁLATAS, ele vai dizer que a verdadeira circuncisão é a do coração. 
      Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...