domingo, 5 de março de 2017

CARTA A TIMÓTEO, PARTE I

   Timóteo ( aquele que honra a Deus), foi um companheiro de Paulo nas suas andanças missionárias.
     O livro de Atos nos mostra Timóteo em Lista, na Licaônia. Sua mãe chamava-se Eunice e sua avó, Lóide. Ambas eram judias, mas seu pai era de origem não judia. Ele é apresentado nos Atos dos Apóstolos sendo circuncidado por Paulo afim de evitar choques desnecessários com os judeus. Destacou-se como um cooperador e amigo do Apóstolo. Ajudou a Paulo nas igrejas de Filipos, Tessalônica e Éfeso. É mostrado na carta aos Hebreus como sendo prisioneiro e solto. Não há maiores informações quanto a isto.
    As cartas de Paulo a Timóteo estão designadas como cartas pastorais, ao lado de Tito. Nelas Paulo faz várias exortações. São alvos de críticas. Entre estas críticas está o fato de que Paulo fala de uma maneira organizacional sobre a igreja. Bispos são citados. Ora, não há porque questionar isto, embora o termo não seja usado por Paulo no sentido de uma hierarquia rígida, mas no sentido de supervisor. 
    Continua...
    Para pensar,
    Prof. José Costa.

Postagem em destaque

O CRISTÃO ARRELIGIOSO E A IGREJA DEBUTE.

   Já escrevi sobre o teólogo alemão Dietrich  Bonhoeffer em outros artigos. Ele pastor , mártir e teólogo . Foi um dos grandes nomes da teo...